12/11/2017

E vão 14!

Foi há 14 anos que me mandei de armas e bagagens para Bruxelas. Pela primeira vez estava sozinha no Mundo. E para o Mundo! Em busca de um Erasmus que não sabia bem o que era. 
Era uma menina! Uma menina da Foz armada em Menina de Cascais. Não sabia nada da vida apesar de levar todas as certezas absolutas no bolso. 

Há 14 anos vi-me metida numa casa com mais 9 pessoas. Éramos 5 raparigas e 5 rapazes. Cada um mais diferente do outro. Durante meses vivemos debaixo do mesmo tecto! Durante meses tivemos de conviver com os hábitos uns dos outros. Com os costumes. Com as culturas. Com as línguas. Com as educações.

Durante estes meses cresci! Aprendi mais do que alguma vez pensei aprender. Aprendi a viver sozinha, aprendi a viver comigo e aprendi a viver com o Mundo. Abri o coração a pessoas que nunca se cruzariam comigo se não tivesse saído de Cascais. 



O Victor dormia no quarto ao lado do meu. Era ele quem me emprestava o computador para usar o Messenger do Hotmail para falar com os amigos. Era ele que stressava comigo quando os outros não lavavam a loiça. Era ele que me acompanhava nas compras. Era ele que vinha aninhar-se no sofá com o seu chá à noite a ouvir os meus desabafos e a contar-me como foi viver no Ruanda nos anos 90. Foi ele que me ensinou a olhar para a vida de frente! Também era ele que me dava raspanetes quando eu acordava de ressaca porque era ele quem me dizia de véspera para não beber demais! E era ele que fazia o melhor Gratin Dauphinois! (No dia do Gratin, ninguém fazia jantar porque todos nós colávamos ao dele!) 

Esta semana o Victor ligou-me a dizer que ia fazer escala em Lisboa. Este Domingo foi passado (todinho) com ele. 14 anos depois que foi como se tivessem passado só algumas horas! E ele continuou a dar-me os mesmos raspanetes, os mesmos mimos e a mesma confiança para olhar a vida de frente! 

2 comentários:

Joana Carvalho disse...

Essas amizades são tããão boas!!!!

Anónimo disse...

Tão gira!Está com um ar tão feliz nesta fotografia!