07/09/2017

Os seus filhos tratam-na por você?



Nove anos! 9! Este blog tem 9 anos. Esta pergunta continua a surgir. 

Não que eu tenha que explicar, mas volta e meia, lá me sinto com paciência e  explico. 

Vejamos... 



Em primeiro lugar, perguntarem-me "os seus filhos tratam-na por você?" seria o mesmo que eu perguntar de volta "Mas vai fazer iscas com todos para o jantar?" 

Ou seja... Who cares!!! 

Em segundo lugar, o tom é sempre inquisidor. Como se fosse o mesmo que perguntar "mas penduras os teus filhos de cabeça para baixo, do lado de fora de uma janela, em cima de um lago cheio de crocodilos?" 

Pois... Não percebo o interesse... Ou o espanto... Ou a necessidade de perguntar com vista a criticar! 

Eu também não ando para aí a questionar:

"Mas fazes unhas de gel com degradé?" 


E não! Isto não cria distância ou falta de cumplicidade. Como tanto gostam de argumentar. [como se eu tivesse de dar explicações ou defender-me dos argumentos]

A intimidade e a cumplicidade entre pais e filhos não se baseia do trato. Baseia-se na convivência. No carinho que lhes damos. Na confiança que lhes passamos. Nos abraços. Nas conversas. No olhos-nos-olhos! 

Os meus filhos têm bastante cumplicidade comigo, obrigada pela preocupação. São crianças felizes, emocionalmente saudáveis, resilientes e até bastante espertas! 

No dia em que eu lhes der uma sova, ou deixar de os alimentar, ou de lhes proporcionar cama, comida e roupa lavada ou lhes dar amor, questionem! 

Até lá, como eles me tratam, o que eu faço para o jantar ou que cor escolho para a camisola deles, não me parece que isso interfira no crescimento deles. Nem na felicidade alheia. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Já não me espanta na minha idade (47 anos) ver que há famílias em que entre si se tratam por "você"!
Durante 10 anos trabalhei numa Instituição Particular (que só abria aos Sócios no Verão) em que havia Famílias que se tratavam por "você" - marido para esposa (e vice versa) - pai para filhos (e vice versa)- mãe para filhos (e vice versa) e irmãos para irmãos. Cada um tem a educação que tem. Mas estava sempre à espera de ver como tratavam o cão....
Tanto eu como os meus Irmãos sempre tratamos os nossos Pais e Tios (irmãos dos meus Pais) por "tu". Já os Tios dos meus Pais não tratávamos por "tu". Fomos assim habituados desde crianças e já ninguém da família se espanta.

Bom fim de semana!

Anónimo disse...

E não, não tratam por você, tratam por mãe. Que seria!

A Limonada da Vida disse...

Concordo inteiramente, cada mãe/pai sabe de si e cada um é que sabe como educar os seus.
Mas já agora, e só por curiosidade, existe algum motivo em particular para o fazer?
Assim como quem faz iscas para o jantar fá-las porque gosta imenso do sabor e porque faz bem à saúde. (Eu não faço iscas porque detesto, mesmo que façam bem à saúde). Tem algum motivo em particular, faz assim porque também foi assim com os seus pais?