27/03/2017

Sobre abdicar da vida por causa dos filhos!

Abdicar é uma palavra feia. É pesada! 
Não creio que uma mãe abdique de coisas que tinha ou fazia antes pelos seus filhos. Simplesmente faz uma troca. Uma opção. Chamemos-lhe investimento talvez. Fica então com um peso mais leve e colorido do que se dissermos abdicar. 

Ontem falava sobre o facto de ter abdicado de uma carreira profissional para me dedicar aos meus filhos. Fiquei a pensar que, se os meus filhos prestassem atenção àquilo, poderiam vir a carregar o peso de eu ter deitado ao ar uma coisa maravilhosa pelo frete de estar com eles. Não é isso! Eu abdiquei sim de uma profissão que me dava o dobro dos rendimentos que ganho hoje em dia é uma grande satisfação pessoal e profissional. Abdiquei de uma profissão que podia levar-me um dia a um lugar de topo numa empresa. Mas não encaro isso como uma coisa má. Foi apenas uma escolha que fiz! Eu queria ser mãe. E com todas as dificuldades que uma pessoa passa querendo ser a mãe perfeita e a mãe ideal para os seus filhos, abdicar de uma profissão foi uma escolha que fiz por mim. Porque queria desempenhar a minha função de mãe melhor do que aquilo que fazia. Os meus filhos não se queixavam. Eu sim! Se continuasse a querer subir na carreira ia ter de abdicar de tempo com eles. Para quê ganhar mais dinheiro se isso implicava ser a avó a ir buscá-los ao colégio e uma empregada a dar-lhes banho? Não foi por eles que o fiz! Foi por mim. Era eu que queria assistir a tudo. 
Se calhar passei a comprar roupa mais barata. Se calhar vamos almoçar fora quando os avós nos convidam. Se calhar não passamos férias fora. Que se lixem as férias! Que se lixem os almoços. Todos os dias me deito com a certeza que olhei os meus filhos nos olhos, que ouvi o que tinham para me contar e que os abracei pelo menos uma vez sem pressas. E isso não é abdicar de uma carreira, é ganhar o prazer de assistir ao crescimento deles e ter a certeza que eles conhecem a cor dos meus olhos e o som da minha voz. E isso não há progressão na carreira que pague. 

3 comentários:

Bruna disse...

Kiki é mesmo isso. Sem tirar nem por. Beijinho no teu coração

sonia disse...

ADORO TE!!!!!

Anónimo disse...

Sensacional! Não conhecia o blog mas vou passar a acompanhar.