20/02/2017

Já abraçaste os teus alunos hoje?

Educar e ensinar é, talvez, uma das profissões mais exigentes e difíceis do Mundo. Porque não depende de um acto mecânico. Depende de emoções, de empatias, de empenho, de paciência, de ternura, de esforço, de vontade, sobretudo de amor. 
E nenhuma destas condicionantes estão lá o dia todo, todos os dias. Uns dias temos mais paciência, nos outros dias temos mais empenho, nos outros temos mais esforço. Mas há um que não pode nunca faltar! O amor!!! Porque sem amor, não se consegue ensinar nem educar. 
E não é fácil. Nem sequer explicável! Não há livro de instruções. Ou se tem, ou não se tem! Ou se nasce com isso, ou não se nasce. 

Se os teus alunos são todos brilhantes, então não és tu que és óptimo professor ou educador. São eles que são excepcionais. 

Os teus alunos devem ser todos brilhantes, mas com resultados diferentes. Os teus alunos devem ser todos brilhantes aos teus olhos! Mas sobretudo aos olhos de cada um deles. 
Não porque acreditam que vão ter sempre excelente, mas porque os fizeste acreditar que vão ser capazes de se superar. E por isso, vais festejar com um aluno quando ele conseguir passar de um 0 para um 5! Em vez de abanares a cabeça decepcionado por ele ainda não ter conseguido o 10! 

Depende de ti a auto-estima dele! Porque é através do brilho dos teus olhos que ele vai ver o reflexo de si! E vai ser esse brilho nos olhos que o vai fazer querer continuar a superar-se, porque é esse brilho nos olhos que lhe vai dizer que alguém acredita nele. 

E por isso, o amor lá em cima! Porque só quem gosta do que faz, só quem transpira amor para cima dos alunos consegue que eles sejam brilhantes. Não necessariamente em notas, mas em vontade, em motivação, em superação. 

Por isso vai! Abre os olhos e não olhes, observa! Está atento aos detalhes, porque é nos pequenos detalhes que a superação vence! Elogia-os! Bate-lhes palmas! Abraça-os! Sempre! Quando conseguirem e quando quase chegarem lá. 

E de vez em quando, abraça-os e diz-lhes ao ouvido que os adoras! Sentirem-se especiais vai fazer com que eles queiram ser especiais. 

Boa semana!!! 

2 comentários:

ACM disse...

Era tão bom se houvesse mais educadoras / professoras assim!
Continua no bom caminho e abraça-os sempre!

Anónimo disse...

Foi muito bom ler algo assim tão intenso no dia de hoje em que vislumbrei nos olhos da professora do meu filho muita ironia e insensibilidade. O reconhecimento por parte do professor é meio caminho andado para o sucesso e para o aumento da auto-estima! O Professor não é a estrela que tem que brilhar, mas sim aquele que tem a missão de ensinar a brilhar!