19/11/2016

O incondicionalismo é invisível!

Muito se apregoa que o amor de mãe é incondicional. A maior parte das vezes, sem se ter qualquer noção da dimensão dessas palavras. 

Uma mãe gosta de um filho de qualquer forma! Uma mãe gosta de um filho a qualquer hora. Mesmo quando estamos extremamente irritadas ou cansadas e só nos apetece estar sem os filhos (sim! O amor de mãe também sente falta de estar sem eles), gostamos deles incondicionalmente. E quando eles nos tiram do sério. E quando eles são espectaculares. E quando eles fazem birras e quando eles são educadíssimos. É assim! Gostamos deles e pronto! 

Sabemos que a maior parte das coisas que fazemos por eles, só serão um dia reconhecidas quando também eles tiverem filhos. Quando também eles passarem noites em branco. Quando eles pegarem no telefone para nos perguntar como é que nós fazíamos. 

Mas há milhões de outros "incondicionalismos completamente invisíveis" que fazemos por eles e que eles nunca vão saber. Porque amor é isso mesmo, e quando é incondicional ainda é mais! 

Os nossos filhos nunca vão saber a acrobacia de duplo mortal encarpado que fizemos para comprar aqueles ténis que eles precisavam! Logo no mês em que era preciso pagar o seguro do carro. 

Os nossos filhos nunca vão saber que perdemos aquele jantar espectacular que nos apetecia imenso ir porque lhes prometemos que íamos áquele sitio e sabíamos o tristes que eles iam ficar se quebrássemos a promessa. 

Os nossos filhos nunca vão saber da ginástica mental que fazemos no supermercado, todos os dias, para conseguirmos, com aquele budget ridículo, ter tudo o que eles precisam para os lanches da escola e para os jantares da semana. 

Quando se é criança a percepção do amor é mais palpável. Eles só percebem aquilo que vêem! Aquilo que brilha diante deles e aquilo que os diverte. 

Espero que os meus filhos nunca tenha de passar pelos mesmos "incondicionalismos invisíveis" de amor que eu passo por eles. Mas gostava de um dia, sem ter de lhes dizer, que eles percebessem tudo o que um dia eu fiz por eles e que eles nem imaginam. 


1 comentário:

Anónimo disse...

eles vão saber...