05/05/2016

# Mete as Mãos na Massa - Flores de Feltro



A actividade que vos trago esta semana foi um crush que tive! Vi este Kit de lã para fazer feltro no Nheko e não resisiti. A parte gira foi que descobri tudo pela primeira vez com os meus filhos porque também eu nunca tinha feito.

Garanto-vos que foi das coisas mais giras e mais zen que já fiz com eles. E ao mesmo tempo que trabalhamos com materiais naturais, com água, etc, as cores também são completamente terapeuticas. E eu gosto de actividades que trabalhem a criatividade. Não podia ter sido melhor.



Este Kit de Lã traz quase tudo! O feltro em várias cores (tingido com produtos naturais), a esteira para enrolar, um sabonete natural e um livro de instruções. O que me assegura para o caso de eu explicar alguma coisa mal! Só precisamos de acrescentar uma tigela com água morna, uma mesa e boa disposição!

 


Começamos por retirar pequenas "melenas" de fio solto que colocamos na esteira de forma a formar um rectângulo com cerca de 15cm de comprimento. Os fios devem ser colocados primeiro num sentido (até lá abaixo), depois no outro (de um lado ao outro).



Molhamos o sabonete natural na água morna e fazemos "festinhas" na lã com ele de forma a deixá-la húmida para que possa colar as várias camadas de lã que se vão sobrepondo.




Os rectângulos dos meus filhos foram completamente livres. Eles estavam fascinados com as cores, por isso, deixei-os explorar à vontade. Já eu, quis fazer uma flor mais perfeitinha e por isso comecei por fazer uma "cama" com lã branca, de um lado pús fios amarelos e cor-de-rosa e do outro, acrescentei lã verde no centro para formar o ínicio do caule quando moldasse a flor.




Quando os rectângulos estão formados, temos de enrolar a esteira sobre eles, de forma a retirar a espuma do sabonete. Convém enrolar apertadinho para sair o máximo de espuma que se conseguir. Aqui ajudei-os!
Enrolámos uma vez, virámos os rectângulos ao contrário e enrolámos outra vez. Os rectângulos ficam quase secos depois desta operação.


Aqui estão os nossos três rectângulos depois de enrolados e prontos para serem moldados.




Com a ponta de um lápis no centro, puxamos as extremidades para cima e enrolamos no bico do lápis com a palma das mãos.



Não é fácil, por isso fiz batota com as pontas dos dedos molhadas em água para ajudar a moldar!




Aqui está o resultado final! Umas flores meias toscas, lindas e cheias de cores! Que podem servir para mil coisas! Como uma pregadeira, um quadro, um postal para a avó, etc...

A explicação parece mais complicada do que a prática! Mas o tempo que passámos os três a explorar os materiais, as cores e a conversar, foi mesmo delicioso!!!

Espero que aproveitem bem e que gostem tanto quanto nós!

Sem comentários: