28/04/2016

# Mete as Mãos na Massa - Massa Mágica

O calor finalmente chegou! O que mais apetece é pôr os miúdos a entreterem-se na varanda ou no jardim. Esta actividade que vos trago esta semana não podia ser melhor e também não podia ser mais simples!




É uma actividade muito usada em creche com bebés para os pôr a experimentar texturas e sensações. Mas, qual a criança que não gosta de sujar as mãos? Ainda por cima é perfeitamente inócua por isso não há problema se os mais pequenos levarem as mãos à boca.

Provavelmente nem precisam de comprar nada porque a Farinha Maizena é uma coisa que costuma ser comum lá na dispensa de casa.

Eis o que precisamos:
Convém que a tigela seja de borca larga e não muito alta para que as crianças consigam manipular a massa mais à vontade.



Deitar uma mão cheia de Farinha Maizena dentro da tigela...



Deitar água por cima...




Ir mexendo para que o fundo não fique demasiado duro...



E de repente acontece magia...
A massa tem uma aparência líquida, mas na verdade, quando tocamos está dura! Se pegarmos num pouco de massa com as mãos, imediatamente começa a derreter pelo meio dos dedos e volta a ficar dura quando cai na tigela. ALém de provocar sensações novas ao toque, o sentido da visão engana o cérebro, fazendo com que o fascínio pelo que estão a fazer os deixe completamente perplexos. (Até nós gostamos de brincar!)





Querem mais fácil e simples que isto?
Espero que se divirtam este fim-de-semana!

P.S.: MUITO OBRIGADA pelo maravilhoso feedback que me deram na semana passada com o 1º # Mete as Mãos na Massa!

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pelas dicas tbm sou educadora e já conhecia essa atividade mas a partilha é sempre boa

Dieta 98 disse...

Sempre que fazemos experiências essa é uma delas...adoro.