31/03/2016

Até podia ser um montinho de cocó!

Estas coisas de ser Mãe fazem-nos, a maior parte das vezes, passar pelo ridículo de achar graça às coisas que mais ninguém acha graça nenhuma! Se calhar isso é só amor, mas o amor quer-se é ridículo mesmo!
O facto de ser educadora e de ver trabalhos feitos por crianças todos os dias podia fazer de mim uma ferreira com espeto de pau em casa, mas não! Vou ansiosa espreitar os trabalhos dos meus filhos com a mesma emoção (acho eu) que qualquer outra mãe. E sim! Babo!!! Babo para os desenhos, para as pinturas, para as coisas espectaculares que eles dizem. Nem que seja "Fui com a mãe ao parque." É sinal que aquela ida ao parque foi significativa para eles e que lhes deixei uma memória. Que naquela meia hora em que fiz o frete de ir ao parque (não, não adoro...) eles foram felizes. E isso faz todos os fretes valerem a pena! 
Esta semana o Vicente fez um Jesus espectacular com os amigos para celebrar a Páscoa na escola! Babei! Até podia ter desenhado um montinho de cocó que eu ia babar na mesma... Mas não! Foi um Jesus! E está espectacular! 


30/03/2016

Não consigo parar de pensar em ti!

Há semanas que penso em ti... 
És um dos meus primeiros pensamentos quando acordo e um dos muitos ao longo do dia! 
Digo o teu nome na minha cabeça! Várias vezes. Já quase o escrevo no espelho ressoado da casa-de-banho a seguir ao duche! Penso em ti, sonho contigo... Arranjo mil formas de contornar aquilo que já quase não dá para disfarçar... 
Acabo por me refugiar na comida. E a cada dentada me sinto mais culpada e mais penso em ti! 
Não sei como te abordar... Não sei como te trazer para a minha vida! A minha cabeça olha para uma direção, o meu corpo olha para outra! 
Porque é tão difícil? 
Diz-me dieta! Eu preciso de ti na minha vida! Mas a minha boca acaba sempre por encontrar alguma coisa mais aliciante e, por momentos, deixo de pensar em ti! Querida dieta! Não sei mais o que fazer... Leva estes 5kgs embora! Mas não me leves os doces! Nem os salgados! Nem os líquidos! Nem os sólidos! Nem o pão com manteiga! Nem o chocolate!.... 
Por favorrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!

28/03/2016

Os meus filhos não são sempre felizes!

Há mesmo várias alturas do dia em que não o são! 

Quando pedem tudo e mais alguma coisa no supermercado e não compram!
Quando não querem desligar a televisão para irem para o banho e desligam!
Quando não querem desligar a televisão para jantarmos e desligam!
Quando querem usar galochas em dias de sol e não usam!
Quando querem ficar até mais tarde na sala e não ficam!
Quando querem comer chocolates antes do jantar e não comem!
Quando não percebem que quando eu digo que não, é não! E percebem à 3ª com um ábrólhos!
Quando se querem balouçar nos gradeamentos das caixas do supermercado eu não balouçam!
Quando não querem comer fruta e comem!
Quando não querem tomar banho e tomam!
Quando não querem arrumar o quarto e arrumam! 
Quando não querem lavar as mãos ao chegar a casa e lavam! 

Tenho tanta pena dos meus filhos por serem infelizes tantas vezes ao dia... 
Espero que os adultos que saírem desta infelicidade toda, entendam porque é que, outrora, tiveram a mãe mais chata do universo! 

Enquanto vivermos com esta mentalidadezinha...

Nunca vamos chegar aos calcanhares de países desenvolvidos como a Noruega ou a Finlândia ou outros que tal! 



Recebi uma mensagem do IPS (Instituto Português do Sangue) a dizer que iam ter uma unidade móvel nos Jardins do Casino  Estoril. Já estava com as minhas doações de sangue em atraso e aproveitei o facto de ser ao lado de casa. Cheguei e fui muito bem recebida pelas pessoas que estavam a entregar os formulários para preencher. Mandaram-me entrar e sentei-me com uma senhora que iria fazer o meu registo no computador. De repente somos interrompidas por uma colega... 
Senhora 1 - Vem aí o Presidente! (Da câmara)
Senhora 2 - Estou a fazer o registo desta senhora! 
Senhora 1 - Olha que ele está com pressa! 
Senhora 2 - Não há problema! Trato já do registo informático e o Presidente pode fazer a triagem antes desta senhora! (Eu!!!) 
Eu - Como disse? 
Senhora 2 - É que o Presidente está com pressa! 
Eu - Também eu! 
Senhora 2 - Pois! Mas é que o Presidente tem coisas muito importantes para fazer sabe? E não pode sair a correr senão fica mal disposto! E nós não queremos ninguém mal disposto, não é?
Eu - Também eu, sabe? Nomeadamente ir buscar os meus filhos à escola que estão à minha espera enquanto eu venho aqui tirar sangue! E também tenho de ir dar-lhes banho e fazer o jantar, sabe? E também não queremos que eu vá tratar da minha vida, que não é menos importante do que a do Presidente, mal disposta, pois não?
Senhora 2 - É que a doutora que está lá dentro não fala bem português... E o  Presidente não entende bem o que ela diz! 
Eu - Pois! Mas eu também me vou esforçar para entender o que a Sra Doutra diz! E agora vou tirar sangue porque estou na minha vez e cheguei primeiro. Sabe? É que o Presidente é um cidadão igual a mim, entende?

E é isto! 
Não! Não foram ordens do IPS!
Não! Não foram indicações do Presidente! 
Foi apenas o lambe-botismo-cretino-do-tuga vindo de uma senhorinha mal-educada que achou que estava a fazer uma coisa ispectacularmente maravilhosa para que o Presidente ficasse mesmo orgulhoso dela! 
De resto, só tenho a dizer lindamente de todas as outras pessoas que me receberam, que me levaram um saco de cabidela embora e que no fim ainda me ofereceram o lanche! Extremamente simpáticos e educados!!!

Ah! Também gostava de vos dizer que tenho pavor de agulhas e que tirar sangue não custa mesmo nada!!!!
Hoje pelos outros, amanhã por nós! Nunca se sabe!!
Dar sangue é dar vida! 

Este fenómeno do entroncamento que me tira do sério!!

Estas crianças, filhas de uma grande mãe, madrugarem de trompete em punho e orquestra filarmónica a tocar quando podemos (e devemos) ficar a dormir e depois, não pestanejarem nem com a queda de um meteorito quando é preciso levantarmos cedo. 

ALGUÉM ME EXPLICA ISTO????????

27/03/2016

Às vêzis no silêncio dá noitxi!

Eu fico assautando à geladêira! 


Um obrigada à Revolução Tecnológica, ao Sr Steve Jobs e aos senhores asiáticos que produzem equipamentos móveis!

(Acho que vou receber uma reprimenda do Blogger devido ao título de 15kms do post...) 



Mas falava eu de avanços tecnológicos, Steve Jobs e senhores asiáticos que trabalham 16h diárias (sabe-se lá em que condições) para produzirem aparelhos de comunicação móvel! 
Todas (ou quase todas) as famílias têm alguém emigrado ou imigrado algures. Seja porque saíram para a faculdade e não voltaram, ou porque partiram em busca de oportunidades melhores de trabalho, ou em busca até das únicas oportunidades de trabalho... Enfim! Os motivos são imensos. 
Hoje foi Domingo de Páscoa, almoço de família. Só que com uma família espalhada em vários locais. E com um Porto em FaceTime no telefone e uma Indonésia em FaceTime no iPad, tudo ao mesmo tempo, conseguimos fazer um triângulo de comunicação entre 7 pessoas espalhadas em 3 cantos deste modesto planeta à beira-universo plantado. 
É fascinante!! Qual telefonista da Marconi qual quê! Viva a internet e viva estas modernices doidas que ainda hoje tenho dificuldade em entender, mas que adoro usar!!! 
E viva também esta bisavó modernaça que nos acompanha nestas coisas todas com uma perna às costas!!!

25/03/2016

Estás a perder tudo, sabias?

Escrevo para os pais e mães que se sentam à mesa com os filhos separados por maquinetas barulhentas de jogos. E que mesmo quando essas maquinetas estão com o som desligado, fazem um barulho tremendo enquanto constroem um muro de betão armado entre pais e filhos.
Escrevo ao pai que vi hoje (e aos outros todos que já vi) sentado a almoçar com o filho. Entre garfadas, o filho jogava uma consola portátil e o pai olhava atento para a televisão do restaurante.
Escrevo para lhe dizer que está a perder tudo. Porra! Como é que não percebe!!! E não está a perder só o agora! Está a perder também o que vier a seguir. E o que vier depois! E depois! Porque quanto menos falarmos com os nossos filhos hoje, menos eles vão falar connosco amanhã. E daqui a 10 anos, não vais entender porque é que ele não te dá ouvidos, não vais entender porque é que ele não te conta com quem vai sair, o que vai fazer. Porque tu nunca te interessaste por isso antes! E por isso, o adolescente revoltado, o adolescente acomodado, o adolescente estranho que vive contigo, não te vai dar sequer o direito de quereres saber isso nessa altura...
Estás a perder tudo! Estás a perder as mudanças diárias nos traços deles, estás a perder as coisas incríveis que eles já são capazes de pensar, estás a perder aquilo que eles acham do tempo que faz, de quantos dias faltam para o Verão, do disparate que o amigo dele disse no recreio mas que ele achou tanta graça. Estás a perder os sonhos dele, os medos dele, as vontades! Estás perder tudo! Estás a perder as dúvidas. Dúvidas que ele vai procurar esclarecer noutro lado e tu nem vais saber se ele as esclareceu bem! Porque o muro está cada vez mais alto!
Larga o telefone, larga a televisão, larga as preocupações! Larga tudo quando te sentares à mesa com o teu filho! Porque senão quem te vai largar vai ser ele...
Olha-o nos olhos, ouve-o, escuta-o! Mas escuta mesmo! Questiona-o, responde-lhe, sorri-lhe porra! Descobre-lhe a cor dos olhos, o sinal que novo que tem na testa, a melena de cabelo que já está quase a bater nos olhos!!! Sente-lhe o cheiro, ouve as gargalhadas que não são iguais às que ele dava quando era mais pequeno. Não o percas, não o percas de vista, não o percas agora para não teres de o perder mais tarde. Não lhe dês o que tens, dá-lhe aquilo que és. Cresce com ele, ensina-o, aprende também! Ele tem tanto para te ensinar!!! E começa agora, começa já! Começa ontem! Antes que seja tarde demais...

Os GPS's são extremamente úteis!

Ontem tive um jantar numa morada que não conhecia. Há 20 anos, teríamos pedido indicações prévias e, no local, pediríamos ajuda a alguém na rua. 
Por acaso a pessoa que nos recebeu, até deu indicações prévias! Só que eu armei-me em moderninha e nem prestei atenção. 
- Ah! Eu depois ponho no GPS. 
A Rua apareceu logo o que foi óptimo! Iniciar percurso e cá vamos nós. Tudo correu bem até à parte que eu conhecia. 
- A 250m viri à direita! 
E a pessoa obedece. Se não fosse para obedecer, não punha aquilo a dar ordens. 
- A 900m viri à esquerda! 
Não percebo porque raio os tradutores de GPS põem as Isabéis e as Cristinas a dizerem "VIRI" caroço!!!!!!!!
A estrada estava cada vez mais estranha e escura. 
- A 100m viri à direita!
Comecei a estranhar o chão da estrada. Estava a ficar um bocado esquisito. Ahhhhh!!!! Não sejas assim!!! Esta zona é mais rural! É norma ter estradas menos direitas!
- A 200m viri à esquerda!
Aquilo estava a ficar mesmo esquisito! Já  não via casas... A estrada era de terra.... O carro passava rés-vés pelo meio de umas silvas! Não havia candeeiros sequer, apenas os meus máximos ligadas. Foda-se! E se o carro avaria aqui? E se me aparece alguém no meio das silvas?... Começo a fazer marcha-atrás! 
- Retome a direção correcta! 
Fuck!!!!!!!! E se a Viri-à-direita tiver razão e eu estiver a 50m do local???? Avanço mais 200m no meio do breu, da terra e das silvas! Felizmente estava lua cheia! 
- A 300m viri para Planeta Urano! 

WHAT???????? 
- Estou perdidaaaaaa!!!!!! (Felizmente havia rede!)
- Mas estas onde??? 
- A Puta do GPS trouxe-me para o meio das silvas e diz que estou a 300m de Urano!!!!! 

24/03/2016

Foi um homem de certeza

Quem disse que não ir trabalhar era igual a não trabalhar? 



23/03/2016

Momento musical da noite!

Eu não mexo um dedo 
Diguidi diguidi
Eu não mexo nenhum dedo 
Diguidi diguidi
Eu não mexo coisa nenhuma 
Diguidi diguidi
Eu nem o cérebro mexo
Diguidi diguidi  

22/03/2016

Parece que estou com um rabo na cara!







E eu, que depois do episódio do Seu Jorge, quase fiquei com fama de ter borbulhas no rabo???
Parece que afinal tenho é um rabo na cara!! De bebé!! Eu juro! E estou fascinada com a minha cara de rabinho de bebé!!
Lembram-se de eu vos pedir que fizessem Like na página da Natura Brasil porque era de uma amiga e queria ajudar a divulgar??? 
Pois, a verdade é que me entrou um spa daquilo em casa. Nos primeiros dias fiquei sem saber se hidratava a cara, de lavava ou se esfoliava, ou se fazia tudo ao mesmo tempo tal era a oferta que tinha ali à frente. Acabei por experimentar tudo (um de cada vez, juro!). E, neste momento, tenho a cara em rabinho de bebé!! Mas pior que isso, é que fiquei com a pele tão macia que não consigo parar de acariciar a minha bochecha direita! (Sou dextra!) Às vezes as duas ao mesmo tempo. E não, não é carência! Estou mesmo fascinada com isto de agora ter uma camada de seda na minha pele!! 
O pior é quando me esqueço e começo a auto-acariciar-me na face em público!! Que estes cremes são mesmo bons pá!! 
Se vocês forem boazinhas, pode ser que eu vos arranje um presente da Natura Brasil!
Afinal de contas o blog está de volta ou não está?!

Adenda ao aviso do ano passado

Há cerca de um ano, (sim, tenho a certeza porque as memórias do Facebook avisaram-me) alertei os caríssimos utilizadores que a rede social não muda de cor, não oferece iPhones nem vai fechar!

Gostaria de acrescentar o seguinte:

O Facebook não oferece viaturas de alta cilindrada!! Isso são as finanças e mesmo assim, ainda não vi nenhuma selfie de um feliz contemplado, por isso continua por provar.

Quando partilharem fotos de cães amorosos para adopção ou que estejam perdidos, pedimos o favor de confirmarem antes, se os mesmos já encontraram/arranjaram dono ou se o anuncio não será proveniente de um pais distante do outro lado do Oceano... Tipo Brasil! (deve ficar caro lá ir bucar o cão e há muitos cá em Portugal a procurar lares responsáveis!)

Gostaria também de acrescentar que toda e qualquer declaração a informar que sois os felizes proprietários intelectuais das vossas publicações e imagens não passam de BULLSHIT (Cocó-de-boi em estrangeiro)! A partir do momento que partilham na rede, ficam na rede!! MUAHAHAHAAHAHAH!!!!! Além do mais, achei que fosse óbiu que os senhores do Facebook não possuem tempo para inspeccionar os perfis dos vários biliões de utilizadores para ter a certeza de quem postou o quê! (Adoro o verbo postar!!)


De maneiras que, para já, parece-me que é tudo!
Até breve!!

21/03/2016

Pior do que ela encontrar um preservativo...

É ela ir entregá-lo à tua mãe!!!......................

- Avó, o que é isto?
- Ai filha!!! Isso é um tónico da tua mãe para a cara!!! Vai guardar, vai guardar!!!

Isto é uma cabala!

Os meus alunos têm comigo uma relação de enorme confiança! E isso é bom. É o que se quer! Enfim... Quase sempre. 
Eles têm tanta confiança em mim, que gostam de se aproximar (bastante) para poderem soltar os seus gases. Eu gosto de acreditar que o fazem porque se sentem em segurança perto de mim! Ou isso, ou é um plano maléfico deles para que alguém pense que sou eu a responsável daqueles ovos mega-podres! 

E esta, hein?



Ahhhhhh!!!! Nem acredito que isto está a acontecer!
Já me tinham pedido várias vezes para voltar a escrever aqui pelo blog. Andava sem coragem e sem vontade. Mas com a meta dos 20.000 likes no Fecbook o bicho voltou! E nos últimos meses andei às voltas com uma imagem digna de vos receber. (Gostam?) Uma coisa clean, sóbria e fresca. Que não seja demasiado fofinha, mas que vos dê vontade de ficar, de comentar e de viver comigo esta loucura toda pela qual passamos nos dias de vida que nos ofereceram. Por isso, vamos lá regressar às escritas no blog. 
A Primavera chegou e hoje celebra-se o Dia da Felicidade, parecem-me mais do que bons motivos para reabrir esta espelunca que vos recebe desde 2008! 
Sintam-se em casa! Mas sobretudo, muito obrigada por estarem aí!