22/11/2012

Educadora - Antes de ser mãe e depois de ser mãe!

Antes de ser mãe, enquanto educadora, confesso que achava as mães um bocadinho mariquinhas. Achava o sofrimento que via na cara delas quando deixavam o filho, ou quando os levávamos à rua um bocadinho exagerado! Bolas! Se não fôssemos capazes de cuidar deles, não éramos educadoras! Achava eu!
Hoje, compreendo perfeitamente! Sinto empatia, respeito e até carinho quando as vejo ansiosas. Apetece-me abraçá-las e dizer-lhes: Eu sei o que isso é! Já passei pelo mesmo! 
Talvez por isso também, quando um dos meus alunos chora porque se magoou ou porque tem saudades da mãe, eu goste de lhes dar colo de mãe e não colo de educadora e de os consolar tal como faria a um filho meu ou como gostaria que fizessem aos meus.
E depois, quando temos a confirmação que realmente aquecemos o coração de uma mãe com um gesto de cacaracá para uns mas tão reconfortante para uma mãe, ficamos mesmo bem por saber que o nosso trabalho vale a pena!

10 comentários:

Janjinha disse...

Ola;) venho aqui todos os dias mas acho que nunca comentei...
Eu pensava da mesma maneira, até ao dia que a minha H f5e tive que ir trabalhar. Depois de a deixar chorei compulsivamente ate ao trabalho e só nao chorei na escola por vergonha;)

Bi disse...

Se vivesse mais perto punha a Carlota nas tuas mãos!! <3

(embora nada tenha a apontar as pessoas que estão com ela, muito pelo contrario... Mas lá está... falta-lhes serem mães!! )

Um graaaande beijinho

Melancia disse...

Revejo-me no antes e depois! Médica de familia, antes de ser mãe e depois d eser mãe. não sou melhor médica dos "meus" pequenitos, mas sou cetramente melhor médica para as mães!

Ana disse...

Minha querida,
Este post ajudou-me, acalmou-me e deu-me ainda mais confiança nas educadoras do meu filho, nas auxiliares e na escola onde ele passa o dia todo!!!
Perceber que as educadora percebem aquilo que sentimos, deixa-me mais reconfortada!
Bjs e brigada

Marta disse...

Bem verdade o que diz. Eu antes de ser mãe não era tao antenciosa com as crianças. Brincava com elas dava-lhes alguma atenção mas também nao percebia aquele medo das mães, a mariquice disto ou daquilo. Agora sei o que e ter o coração apertadinho, pequenininho quando o deixo na escola, ou quando o levo ao pediatra.Esta semana tive que levar o meu menino (19 mesinhos)e a "medica pediatra" que nos atendeu nao era mãe concerteza...foi giro ela pedir-lhe: "Abre a boca, vá abre." Isto para lhe colocar o pauzinho para lhe puder ver a garganta. Pensei que a seguir lhe ia pedir para rebolar :) Gostava de a ver nais tarde... "Antes de ser mãe e depois de ser mãe!"
bjs

CV Love disse...

Que texto lindo! è bom saber que existe mesmo educadoras com tanto carinho para dar! =)

andrea disse...

é um lição de vida saber deixar a ansiedade e confiar em vocês a 100%, custa um pouquinho embora saibamos que o sabem fazer melhor que ninguém. mas hoje em dia depois de um ano sinto-me muito bem com a escola que escolhi, com quem os mima, com quem lhes dá de comer, muda e ensina. não sei o que seria sem vocês... e sei que eles são quem são tb porque vocês existem. embora não seja a educadora dos meus, obrigada a todas!

Marisa Luna disse...

Fantástico!
Também sou uma professora-mãe e sabe tão bem!
Beijocas

Mum's the boss disse...

tu és uma riqueza!!! Adoro-te!

Dulce disse...

É verdade Kiki! Sem sombra de dúvida! Ser mãe altera a nossa forma de sentir a profissão que temos. Acho que é também por isso que cada dia que passa gosto mais do que faço! Um grande beijinho, Dulce