18/01/2012

Não podia ficar calada...

E-mail enviado esta manhã ao responsável pelas equipas de limpeza do Cascaishopping:


Caro Sr. PF,


Sou vossa cliente (assídua) há quase 20 anos. Ontem, mais uma vez me desloquei ao vosso centro comercial, desta feita para almoçar.
Comprei o almoço no h3 e dirigi-me ao andar de cima com o meu tabuleiro para encontrar a minha mãe. Ao sair do h3, pousei no tabuleiro as moedas do troco do meu almoço para me apressar a subir as escadas e, posteriormente, guardá-las na carteira.

Almocei e no fim do almoço levantei-me para depositar o tabuleiro nos carrinhos próprios para o efeito que se encontram em frente aos cinemas. Qual não foi o meu espanto quando, uma das senhoras que lá estava a trabalhar, em vez de se mostrar agradecida com o meu gesto, foi bastante rude...
Fui embora e, 15m à frente, lembrei-me que tinha deixado as moedas do meu troco no tabuleiro e voltei para trás. Ao ver-me voltar para trás, a senhora gritou para as colegas:
- OLHA! JÁ NÃO BEBO CAFÉ À PÁLA! Tome menina, 1,20€, foi o que eu encontrei no tabuleiro.
Eu já tinha ficado ofendida com a rudez da senhora na primeira vez que a abordei... Este comentário quando eu voltei para trás foi tão despropositado que nem reparei que a senhora me tinha ficado com 2,10€.
Eu tinha 3,30€ no tabuleiro e ela mentiu ao dizer que só tinha visto 1,20€. Não voltei para trás porque ia ser a minha palavra contra a dela e, pelo que eu já tinha visto da atitude da pessoa em questão, íamos ter cenas lamentáveis e eu não sou pessoa dada a espectáculos.

A questão é a seguinte, eu não quero que a senhora me devolva o dinheiro. Queria apenas que o senhor, me fizesse o favor, de lhe explicar que, como a senhora e todos nós sabemos, o nosso país vive tempos difíceis! Se ela luta para manter o seu trabalho e poder levar dinheiro para casa (seja muito ou pouco) no fim do mês, eu faço exactamente o mesmo! Eu também tenho o meu trabalho, também tenho contas para pagar e tenho dois filhos bebés para sustentar! O dinheiro que a senhora pôs indevidamente ao bolso, chegava para eu ir ao super-mercado comprar duas garrafas de leite para os meus filhos e um saco de pão. Quem é que disse à senhora que estes não seriam o meu jantar? O que a senhora fez foi ROUBAR! Deliberadamente! E nos países árabes, corta-se as mãos às pessoas que o fazem! Por isso, espero que o café que a senhora bebeu e ofereceu às colegas lhes tenham tido um sabor bem amargo. Porque, para mim, a honestidade é a maior virtude de todas! E a essa senhora falta bem mais do que isso.

Agradeço a sua colaboração e o facto de passar a mensagem. Não lhe sei dizer quem foi a senhora, mas estava no andar de cima a limpar tabuleiros ontem, dia 17, entre as 13h30 e as 14h30. (mais ou menos...)

Com os melhores cumprimentos,
Kiki

****

11 comentários:

Blog da Maggie disse...

e fizeste lindamente!

Maggie

Ana disse...

Dá-le!

célia disse...

Fizeste muito bem! E era bom que ela fosse chamada à atenção, o que deve ser difícil.

Unknown disse...

Fizeste muito bem em apresentar a reclamação, toda a atitude daquela senhora foi inadmissível e não pode acontecer. As pessoas têm de fazer o seu trabalho e bem feito, nunca faltando ao respeito a quem quer que seja, ou pelo que seja, mesmo que se trate de trocos.
É provável que não haja processo disciplinar muito menos despedimento, porque não é possível identificar a pessoa, nem deve ser isso que queres com certeza. Mas as orelhas dela devem ter de ficar a arder ao saber que os seus actos tiveram consequência e não ficaram esquecidos.

Jo disse...

E fizeste muito bem! Espero sinceramente que esta tua carta seja levada em consideração..

4D disse...

Linda menina! És cá das minhas (mas isso já eu sabia)

Beijo grande

vera bravo figueiredo disse...

bem feita! espero que essa gaja tenha o que merece...ha cada cabra por aí...

Anónimo disse...

eu nunca faria isso , pôr em causa o emprego duma pessoa por mto mal educada ke ela fosse comigo, falta de educação tem quase toda a gente quando se depara com gente ou situações ke n gosta, se calhar foi o ke te aconteceu..
desculpa a sinceridade mas tb já li aki no teu blog reações bem recheadas de falta de educação só pk n gostas de determinadas situações e estás no teu direito ..aqui n dá é para reclamar só mesmo deixar de visitar o blog..loll

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Pois, mas a questão aqui não tem a ver ver com o facto de ela ter sido mal-educada ou não!
Tem a ver com o facto dela ter roubado. Seja 1€ ou 100€, para mim é a mesma coisa... É uma questão de princípio!

Óbvio que eu não quero que a senhora perca o emprego! E óbvio que isso não vai acontecer. Mas quero que ela apanhe um susto e aprenda a lição!

E em relação ao facto de eu ter sido mal-educada, gostava muito que me dissesses quando isso foi! Porque se há coisa que eu não sou é mal-educada! Sou até muito diplomática no que toca a reacções! Caso contrário, teria logo armado peixeirada com a mulher...

E quanto a não teres sítio para te queixares ou deixares de vir ao blog, tens um e-mail ao lado onde podes escrever. Todas as críticas são bem-vindas, desde que, lá está, sejam feitas de forma construtiva e educada. Se quiseres deixar de cá vir, é um direito e uma opção tuas.. Eu não obrigo ninguém a ca vir!

Full-time Mom disse...

Fizeste muito bem. Engraçados os anónimos que não gostam do teu blog mas vêm na mesma. :)

Anónimo disse...

oi Kiki, eu considero sempre falta de educação reagir de forma assim estouvada e agressiva, como por vezes reages a situações ke te irritam, n quis te chamar mal educada mas sim ke as pessoas mesmo as bem educadas as vezes reagem mal aos olhos dos outros..
mas isto sou eu e a minha opinião n interessa, pra mim a educação é acima de tudo saber lidar com os problemas sem agressividade ;))) e lamento ke ela te tenha roubado mas tb obrigar a te devolver dinheiro sem provas e só com a tua palavra a mim cheira-me a inferiorizar uma classe trabalhadora perante a tua pessoa ;)))
e já agora a tua amiga full-time mom ( nome giro e nada anonimo lol ) ke tb leio o ke n gosto para saber o ke não devo ser e fazer.. lamento mas n sou fã de ninguem, mas gosto do teu blog, até quando n sei dizer mas por enquanto ainda gsto ;)