09/01/2012

Digam o que disserem!

Os pediatras hoje em dia, gostam muito de contrariar a ideia de que os dentes nada têm a ver com as febres, diarreias, faltas de apetite, etc, etc que, por estranha coincidência, acompanham o crescimento dos mesmos. Pois eu acho que a sabedoria popular (que por vezes diz tanto disparate) também diz coisas acertadas. E onde há fumo, há fogo! Não será concerteza à toa que as pessoas toda a vida ouviram dizer que o nascimento dos dentes davam febres, narizes ranhosos, etc. O que é certo é que o Vicente tem dois a sair e, invariavelmente, está com febre, falta de apetite, muito ranhoso e a dormir mal... 
Dentes? Não! É uma virose, ou seja, nome-pomposo-que-se-dá-às-doenças-infantis-cuja-origem-se-desconhece-mas-não-se-quer-mostrar-tal-ignorância! 

12 comentários:

disse...

É, é sempre uma virose!
As melhoras do Vicente
Beijinhos grandes para todos

Jo disse...

Não tenho filhos mas convivo com crianças pequenas na família e de facto não podia estar mais de acordo com isto!

Anónimo disse...

Eu concordo com os medicos, pk tenho 2 filhas com dentes :d e não tiveram absolutamente nada relacionado com o aparecimento deles..o ke eu acho é ke há crianças com o sistema imunitario bastante frágil principalmente em bebés e logicamente acaba por coincidir com o nascimento dos dentes as doenças ke vão apanhando..
tenho uma amiga ke justificava todas as diarreias do filho com os dentes ..eu sempre as relacionei com os excesso de filipinos ke ela lhe dava entre outros mimos como comida demais por ex lol enfim opiniões e já estou como minha mãe, prefiro os ke estão à frente ke o ke estão atrás ( neste caso os médicos ) lol

Só Sedas disse...

Ora bem... é que de facto não está nada provado que uma coisa seja ocnsecuencia da outra até porque isso so acontece com os primeiros dentes, se fosse certa a afirmação haveria de acontecer cada vez que sai um dente novo, certo? O dormir mal entende-se, é desconfortável. A falta de apetite o mesmo. Quanto à febre e diarreia o que se acredita é que com o começar a nascer dos dentes a criança tem tendência a levar tudo á boca, para se tranquilizar o que a deixa muito mais propensa a infecções, dai a hipótese das viroses. Não que sejam sintomas isolados e que tenham coincidido no tempo, não. A virose tem a ver com o nascimento dos dentes sim, mas não porque o nascimento cause viroses e sim porque o desconforto que provoca altera os hábitos na criança que a predispõe mais a viroses (e dai a febre, diarreias e afins). De qualquer forma, nada está provado. Fiz-me entender?

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Dra M, bem melhor que o nosso pediatra! :)))
Eu não quis dizer que acontecia com todas as crianças em todos os dentes. E também não sou das que desculpa todas as maleitas com os dentes. Mas o que é certo, é que, no caso do Vicente, há sempre febres e ranhos e distúrbios cada vez que rompe um dente. Pelos vistos tem uma explicação! E, em vez do pediatra dizer: isso não tem nada a ver! Podia ter explicado exactamente como o fizeste! ;)))

Anónima, adorei a dos filipinos! hahahaha

Beijinhos

Carla Marialva disse...

Pois olha a pediatra da minha filha diz exatamente o contrário e alias ela sofreu imenso com os dentes, demoraram muito a sair e depois vieram todos em 6 meses, fartou-se de sofrer, febres,ranhos não comia nem dormia, deitava imenso sangue das genvivas, um show.A pediatra disse-nos que os dentes são a única coisa que os filhos herdam dos pais ou seja se nós sofremos nossos filhos tbvão passar o msm mas se foi tudo calmo conosco provavelmente com eles tb será .
Nem eu nem meu marido sabemos como foi o crescimento dos nossos dentes por isso esperamos que nos próximos filhos seja exatamente ao contrário,há casos assim e Deus queira que aconteça por cá.
Ahh e ela costuma dizer muitas vezes que ninguem melhor que uma boa mãe para sentir oque o filho tem, quando tenho duvidas, foram poucas vezes graças à Deus, ligo-lhe e ela me pergunta logo:" Ó filha e oque estás a fazer? ou oque estás a pensar?" E depois diz logo se agi bem ou mal.
Olha estás a colocar alguma pomadinha? Eu colocava Bexident

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Bocagel.. Mas ele odeia! :(

Rita C´est ma vie disse...

Pois tb tenho lido que os dentes nada têm a ver com febres e afins e faz-me sentido a ideia de que como estão mais sensíveis perdem defesas.
Mas o que importa mesmo é que o Vicente fique bom. Depois diz como passou a noite.
Bjs

Só Sedas disse...

Pois eu explico muito e tantas vezes dou por mim a pensar... "será que me estão aligar alguma ou entra-lhe por um ouvido e sai-lhe por outro. Se calhar já me calava..." Ahahah! Enfim, ainda bem que pude ajudar, as melhoras do Vicente. Infelizmente não tenho mezinha nenhuma que não devas conhecer já... experimentas-te dar-lhe a chuchas uma fraldinha com um gelo?

PS: Já vi que gostaste do concerto, pensei ir mas não consegui convencer ninguém. Uma tristeza...

Carla Marialva disse...

O Bocagel tem alcool, e o sabor não é dos melhores embora eficaz , mando-te aqui a foto para veres a imagem da pomada o Bexident passou a ter outro nome, é bem doce a Madalena até hoje adora porque adormece mesmo a dor, com ela resultou foi aconcelhado na creche e a pediatra confirmou que poderia usar varias vezes ao dia custa +- 10 euros não mais que isso.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSYLRM3RYZXFJSztVNzxaGDIoKWbP2tKRquupqW9WDl0uQMNqYu

Ana disse...

Olha, eu sofri horrores com o rompimento dos meus dentes (febres, cada dente cada otite, etc). Já os meus dois filhos não sofreram absolutamente nada.
Diz-se que a altura em que os dentes rompem coincide com uma mudança no sistema imunitário dos bebés, ou seja, estão na fase de deixar as defesas transmitidas pela mãe para passar a ter as suas próprias, daí que o sistema esteja mais fragilizado. Ora, sem comer e sem dormir por causa do incómodo que o rompimento causa, a porta está aberta para vírus e bactérias...Mas, lá está, depende de criança para criança...

4D disse...

Tens aqui comentários muito acertados. Acho que disseram já tudo.

Eu acrescento: nascimento dos dentes SUCKS!