10/11/2011

pequena Constatação #23 (esta é longa...)

Queridos adultos de hoje,

Não sei porque é que isto se deu... Mas algum de vocês foi ensinado a ser adulto? É que a noção que eu tenho é que aprendemos a fazer contas de somar, de multiplicar (embora as tabuadas saiam meias engasgadas), a ler e a escrever... Mas ninguém nos ensinou a ser adultos! 
Xiiiiiiiiiii! Uma educadora a falar assim??? Buuuuuuuuu! É verdade! É certo que aprendemos os valores da amizade, da partilha, do respeito... (embora nem todos consigam...) É certo que ganhamos virtudes como a paciência, a ambição, a tolerância... Mas no fundo no fundo, ninguém nos explica o que é o stress de ter que trabalhar 8h por dia (ou mais), lidar com pessoas que não apetece, pagar contas ao fim do mês e ver o ordenado a desaparecer em instantes. E a merda do frigorífico que se avaria logo no mês em que precisava de comprar umas botas novas! E o filho que adoece logo quando ia jantar fora (e eu que já não ia há tanto tempo). E o marido que respondeu torto ou a mulher que hoje não apetece. E as reuniões de condomínio. E as filas de trânsito. E as idas ao super-mercado. E as birras dos filhos. E quando está sol. E quando está chuva. E todas estas merdas do dia-a-dia de uma família que também tem coisas maravilhosas. Mas para as coisas maravilhosas, todos estamos sempre preparados! Porque são coisas boas que nos alimentam o ego, o prazer e a gula! Mas as coisas más que são desagradáveis, aborrecem e dão trabalho são mil vezes piores do que ter que fazer aquela cópia de 20 linhas ou resolver os problemas da pág. 47!
E nós somos todos tão estúpidos que passamos a infância  e a adolescência toda cheios de pressa para trabalhar, pagar contas e ser adultos e não sabemos que fazer a merda da cópia num instante para depois ir espairecer é muito melhorrrrrrrrrrrrrrr! E os cabrões dos adultos, limitaram-se a dizer: "Ainda te queixas? Quando chegares à minha idade é que vais ver!" Não podiam ter explicado um bocadinho melhor e com mais calma?
E já agora, antes de sermos MÃES devíamos ser mães! É que esta cena de tentar acertar tudo à primeira é difícil 'pa caraças! E às vezes, nem com outro filho, a coisa se resolve!

E pronto! Era só isto!

****

4 comentários:

Margot disse...

pois é tens tanta razão...
é dificil ser adulto e sem ensinamento ainda pior.

Margot

macaca grava-por-cima disse...

Era só isto e já é muito!!! E a pressa que temos para crescer quando somos adolescentes... E o ritmo acelerado com que os filhos crescem e deixam de ser crianças... ai!!!

Unknown disse...

Às vezes também tenho a sensação que alguém me empurrou para a idade adulta sem que eu tivesse tido noção ou possibilidade de reação!
E agora, aqui estou eu, com emprego, marido e filho!

Força!
Beijinhos

Marta disse...

FOGO ADOREI!!!!
Muito BOM mesmo!!

Sei que tenho SÓ 26 anos, mas tb dou por mim a pensar... passaram rápido!

Beijinhos de nós três