15/05/2011

90



Hoje era o teu dia! Farias 90 anos! E tenho a certeza que ias fazer questão de dar uma grande festa com as tuas amigas, todas empiriquitadas de baton, brincos grandes e vestidos chiquíssimos, tal como há 10 anos atrás!

Já passaram 5 anos e é impressionante como as saudades aumentam em vez de atenuarem... Não há um dia em que não pense em ti! Não há um dia em que não fale contigo, não há um dia em que não haja um momento que gostasse de partilhar contigo. Principalmente quando a tua trisneta vai comigo para a cozinha. Devias ver o jeitão que ela tem! Já sabe temperar carne, bater ovos e fazer bolos e arroz! É muito curiosa! Quer sempre saber o que estou a fazer e o nome dos alimentos. Pergunta tudo! E fica a olhar para o relógio a controlar o tempo. E é perita em ir comendo enquanto cozinhamos! hehehehe

Tenho a certeza que ias ser louca por ela! É pirosa, pirosa, pirosa mesmo como tu gostas!!! Tenho a certeza que lhe ias fazer vestidos a toda a hora! Tenho a certeza que lhe ias contar como o Avô te conquistou com um raminho de violetas, o dia em que ele foi lá a casa pedir para namorar contigo e como estiveram 9 meses separados antes de casar! Como ouvias a Emissora Nacional na telefonia todo o santo dia, a história do carrinho de compras que ele te mandou vir de Londres às escondidas... As tuas histórias eram tão cheias e com tantos detalhes que ainda hoje tenho a imagem de como seria a tua sala e como teriam acontecido cada um dos episódios.

Tenho a certeza que lhe ias contar a história do Pinto Calçudo da mesma forma que me contavas a mim para eu comer a sopa e que ias fazer planos para o casamento dela como fizeste para o meu...

Tenho a certeza que ias encher a boca e o peito para dizer a toda a gente: "Esta é a minha trisneta e já tem 3 anos!" Tal como fazias comigo! Mas davas-me sempre um ano a mais! Talvez para te fazer parecer mais nova! E eu calava-me e ria para dentro! E as pessoas diziam sempre "Ó Maria! Já tens uma bisneta tão crescida! Que maravilha!" E tu inchavas!!! E eu também!!!

E quando íamos as duas para o Algarve! Em que tu saías para a praia à 8h30 sem fazer barulho e me deixavas um tabuleiro com o pequeno-almoço preparado e uma nota de 500$00 para eu comprar um gelado! E ias comprar figos ao mercado de propósito para mim!!! E fazias comigo a ronda aos guarda-sóis das tuas amigas para eu ir cumprimentar as velhotas todas! E à tarde, íamos comer um gelado ao largo e tu eras uma trapalhona a andar e tropeçavas em tudo e ficavas furiosa por eu te querer dar o braço! Não tinhas idade para isso! E íamos a Ayamonte comprar água de colónia, colchas, caramelos e torrão! E tu ainda compravas os presentes todos de Natal em pleno Agosto!!! Ai que saudades de Monte Gordo...

E quando eu ia ao Porto ver-te e tu me fazias linguadinhos fritos com arroz de marisco porque era o meu prato preferido! E bolo de noz porque era o meu bolo preferido! (essa do bolo de noz, não sei onde foste buscar... Mas também nunca te desmenti e comi sempre o bolo como se fosse o melhor bolo do mundo! E até era!!!) E os poemas que me escrevias... Tenho-os todos guardados! (só não consigo é lê-los...)

Ias ficar orgulhosa dos teus trisnetos! E um dia vou contar-lhes a sorte que tive por ter crescido ao teu lado, por ter ouvido todas essas histórias e por ainda hoje me orgulhar de dizer que, aos 25 anos, a minha bisavó tinha 85 e era a melhor bisavó do mundo!!!

****

3 comentários:

disse...

Comoveste-me Kiki!
É linda a forma como falas da tua bisavó e como ela te tocou.
Beijinho grande

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Beijinho Té! :)

Cláudia disse...

Olá

Já tenho as lagrimas a bailar nos olhos eu também conhecia a minha bisavó e lembro-me de muitas coisas que ela me dizia. A minha filhota esta a ser criada pela minha avó a bisa dela e sao um amor ela fará esta ano 85 anos e a minha filhota tem 2 anos e meio. o que é certo é que em muitas coisas ela respeita mais depressa a bisa do que a mim.

Bjinho,
Claudia
continua o teu blog é 5*****

P.S.: Portoooooooo sempre em grande
;)