11/11/2010

São Martinho


"Meu querido São Martinho, dá-me castanhas, pão e vinho!"

E já agora, uma sopinha da pedra antes das castanhas e um cigarro para o fim!

O São Martinho sempre foi muito festejado lá em casa. Quanto mais não seja por ser a época da Feira da Golegã. E o que me custa não por os pés na Golegã nesta altura... Lá em casa sempre adorámos cavalos! A minha mãe monta desde pequenina e até participou numa das primeiras feiras da Golegã. Eu fiz várias experiências mas nunca correram bem... Dou-me muito bem com eles quando tenho os pés no chão. O meu irmão andou nos campeonatos nacionais de saltos. E por isso fomos sempre à Feira do Cavalo. Há dois anos até fomos com a Gigi que só tinha dois meses, no ano passado ela estava doente e não fomos e este ano com o Vicente também não dá para ir... (Ai a idade e as obrigações...)

Belos tempos em que ia o fim-de-semana inteiro e até mais... (Faltava às aulas, claro! Mas não faltava à Golegã de certeza absoluta!)

Durante o dia com aquele sol de Outono maravilhoso e à noite um frio de rachar! Em que só deixávamos de fora os dedos das mãos para agarrar nos copos e nos cigarros! Voltas e mais voltas à manga à procura uns dos outros. As paragens em todos os cantos para beber mais uma ou para conversar com alguém que encontrávamos e que acabava por se juntar ao grupo. Ao fim da noite (ou seria manhã?...) eramos às dezenas!

Fazíamos paragens em casa de pessoas que não conhecíamos só porque eramos amigos do amigo. Bebíamos água pé e ouvíamos um faduncho! Com gente e cavalos à mistura, muitas vezes na mesma sala!

Para dormir, qualquer canto servia! Um pedaço de cama ou sofá em casa de alguém ou até o carro! E quando dormíamos no carro, tínhamos de ir ao café lavar os dentes e a cara de manhã. Dois dias sem tomar banho nunca mataram ninguém! O que interessava era ir!

Não é fácil gostar desta Feira, muita gente, muita confusão e (imagine-se) muitos cavalos! Tive a sorte de o Luís também ser um aficcionado e andar nestas andanças também há muito tempo e por isso adoramos ir juntos. Ainda não namorávamos e já andávamos juntos nesta "má vida".

Para o ano vamos! Ai vamos sim!


****

Sem comentários: